segunda-feira, 26 de abril de 2010
Hitler, Monstro ou Gênio ?!?
Sempre q aqui alguem faz uma pergunta interessante sobre assunto polêmico me decepciona ler q no mínimo 60% das respostas são apenas palavrões e respostas emocionais. Como uma espécie de instrução,goosto de respostas inteligentes e com boa argumentação. No caso de Hitler, sem dúvida foi um gênio monstruoso. Seu carisma e oratória levaram o humilhado povo alemão a segui-lo ladeira abaixo em uma guerra sangrenta e mal calculada. E quem ler seu livro (Minha Luta)encontrará ali, bem cedo, todo o ódio racista e idéias radicais que resultaram na perseguição dos judeus, ciganos, religiosos e todas as categorias fora do círculo ariano (e o infeliz siquer era um ariano puro!).Os filmes documentários ainda existentes mostrando as demonstrações militares e políticas na Alemanha são de espantar qualquer um (especialmente nós, os desorganizados e carnavalescos brasileiros) mas são tb a indicação de até aonde pode ser levado um povo por um dirigente demagógico e perigoso. Que Deus nos livre deles!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem eu diria Um Gênio ,porém um tanto quanto MUITO Monstruoso ?!
ResponderExcluirAdoro o som da palavra "Stalin", por isso defendo: Stalin q era bonzinho, ele era contra a Alemanha na guerra, o russo fez tudo em um stalin de dedos... horrível né? desculpe pela emoção, mas ñ passo sem um palavrão... Dois fdp.
ResponderExcluirSabia que viria com uma polêmica.. haha. Mas eis aqui a minha opinião: um esplêndido gênio monstruoso. Se Hitler não "instaurado", determinado a perseguição de, principalmente, judeus e não houvesse ocorrido esse imenso preconceito, quem sabe o nazismo não regesse o mundo atualmente. Hitler foi um homem muito inteligente, sim.. dobrou populações ao seu ponto de vista. Mas foi derrotado assim que o poder subiu à cabeça.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHitler foi um gênio que, por uma grande frustração, só cultivou sentimentos de ódio e destruição no coração, mas por escondido no meio de tanta inteligência avia um pobre coitado. Era tão obsecado por vingança que nem teve competêcia de ganhar a guerra, mesmo com um grande exemplo do passado(Napoleão).
ResponderExcluirHitler é avô de Tinho.
ResponderExcluirKKKKKKK sofreuuuuuuu o menino !
ResponderExcluirOlha, julgar o ideal de alguém é complicado, ainda mais o de um homem ambíguo. Mas vamos lá; Vc diz que ele foi um monstro, mas eu questiono a definição de monstro e lhe pergunto pq o julga assim?! Todos nós somos monstruosos a ser capaz de algo por nossos próprios medos e anseios... Mas ainda na política, temos monstros todos os dias das nossas vidas, e encontramos vários na historia, mas vc se parece bastante inteligente, por isso não preciso citar exemplos como o próprio Che Guevara , Stalin ou ate o Malcon X. Se a ditadura nazista fosse ruim, uma nação não seguiria honradas suas ideologias. E convenhamos e sejamos sinceros: Colocar uma nação em prol de um mesmo ideal, do seu ideal, é digno de receber palmas de pé. Um gênio? Não, ele ta longe disso, ou vc julga gênio aquele que sabe usar suas virtudes? Talvez um gênio precise de um pouco mais que apenas isso. Hitler usava muito bem o seu poder de oralidade e seu carisma, mas como vc mesmo citou: ele mergulhou em uma guerra mal calculada, logo, um gênio não se daria esse luxo, certo?
ResponderExcluirMas vamos ao nazismo: Um regime nacionalista. Talvez seja disso que nos brasileiros precisemos um pouco de amor pelo que é nosso. Mas não, aprendemos a dar valor ao que vem de fora. Isso é o ideal? Como seria o Brasil se toda sua população trabalhasse em função das suas riquezas naturais e geográficas? Trabalhasse com prazer, para fazer crescer e melhorar o lugar que vc vive e o lugar que seus filhos vão viver. Vale lembrar também que Hitler era apenas o líder. Por trás dessa liderança existe uma cúpula. Ele não estava sozinho quando decidiu perseguir os judeus, alias que hoje já se questiona uma grande mentira. Ahh, os judeus; os coitadinhos que morreram nos campos de concentrações escravizaram negros africanos na idade moderna e hoje matam palestinos. São povos dignos de pena? Pergunto-me todo dia a quem mais devo temer historicamente: Um homem, cujo colocou tudo que desejava e lutou por isso, ou grupos de pessoas que cometem atentados contra outras? Realmente, não sei. Mas enfim, todos nós temos um pouquinho do nazismo na nossa essência humana. Basta se concentrar um pouquinho na grande hipocrisia que nos cercam.
ANÔNIMO sua colocação foi de uma pessoa muito INTELIGENTE, muito me admira sua visão tão verdadeira e coerente sobre um assunto que muitos acabam por deixar para lá , ou simplesmente dizer oque Hitler matou e é Maluco e coisas do tipo ! Che Guevara foi um Imbecil isso é fato, mesmo que sua ideologia "Comunismo" tenha algo parecido com o Nazismo em partes!
ResponderExcluirEu tenho uma enorme admiração por Hitler e pelo Nazismo pelo fato de terem conseguido tudo isso que vc falou
Nem Monstro nem Gênio, entendi! Então oque ele seria ?
Senhor anonimo( quase nao anonimo ) Desde já agradeço pela sua colocação !
Com certeza não me encaixaria em nenhum desses perfis medonhos de jovens punks que se chamam Neonazistas. Sei que eu morreria, porém acho sim que o Nazismo foi, tirando alguns pontos, algo inteligente e com algum embasamento cientifico, afinal ate Darwin Dizia: Os mais fortes vivem. Agora o problema estava em saber quem seria o mais forte e mais inteligente? Como saber se quem está escolhendo é realmente desenvolvido intelectualmente, e o que seria esse desenvolvimento? Segundo Hitler aqueles que não conseguissem guardar suas fronteiras seriam indignos, fracos e escravos de guerra.
ResponderExcluirComo Freud havia demonstrado, a necessidade da criação artificial da identidade em grupos sociais pode levar à homogeneização forçada das mesmas. Após a 1 Guerra a Alemanha se via Destruída, desmoralizada, com altos índices de desemprego, fome e toda mazela que você possa imaginar e ainda vigiada de pertos por outros países, um clima que fez com que todas as pessoas se sentissem muito a vontade para abraçar ideologia nacionalista do Nazismo, que pregava a superioridade alemã e a possibilidade de construir um mundo onde o Alemão estaria no topo da pirâmide social. Então Professor minha admiração é pelo respeito e imposição à Hitler, na parte do racismo haveria equívocos pós, não se julga um negro incapaz pelo simples fato da cor da pele, porém percebemos que há alguma superioridade cultural, social e econômica entre diversos "países" no planeta a fora, então mesmo que pagando com minha vida, seria eu mas um hipócrita se lhe dissesse que não acho isso uma verdade e que é preconceito e blá blá blá. Com o nosso desenvolvimento podemos adequar pessoas que hoje nascem com problemas e defeitos, a fim de incluí-los na roda da sociedade em si, coisas que a tempos atrás seria um motivo de morte quase imediata por ser incapaz de se desenvolver no ambiente. Esse seria um caso mais fácil de comparação, porém existe de fato uma diferença não só física e sim intelectual, com isso não me acho nenhum completo inteligente ou dono do mundo , sei que sou mais um ignorante afim de aprender mais um pouco, mas penso comigo será que se fosse eu um Inglês ou um Italiano seria dotado de uma maior capacidade intelectual? Se sim isso estaria associado a cultura então poderíamos construir aqui no Brasil essa realidade cultural? Acho que seria uma Utopia, mas talvez com um desenvolvimento de base educacional e um bombardeio da mídia ao incentivo a leitura ao estudo, junto com uma eficiente política de desenvolvimento econômico, melhoraria de uma maneira considerável essa questão cultural, e focalizava a sociedade ao desenvolvimento nacional.
Não acho certo nenhuma forma de imposição, ideologias deveriam ser aceitas de maneira democrática, cada um saberia ou pensaria da sua maneira, porém sei que isso é uma Utopia, porque a própria ideologia modifica o espaço e a forma de organizações ( principalmente as Políticas), então minha admiração seria no sentido do que o nazismo representou e tudo que Hitler fez pela Alemanha, seu poder como Orador , seu carisma impar, mesmo com imposição, tortura e mortes em massa, afinal naquela época de nada valia a nossa tão conservadora moral católica todos estavam para matar e para morrer pelos seus idéias então não acho nada tão Anormal toda essa questão da crueldade.
Também uma vez em uma entrevista de um ex combatente Alemão da época da Segunda Guerra, ele dizia que a tropa ao invadir os outros países ou prender judeus, de maneira alguma violava as mulheres como a tempos foi dito,e sim havia de fato um nojo extremamente repugnante dos não alemães e um respeito tremendo pela população nazista em si.
Tudo isso leva a minha admiração ao Nazismo e toda aquela historia já dita a cima !
Tudo sempre ensina algo no fim. O nazismo e o carinha de bigode aí em cima não escapam disso. O que se precisa é cultura e educação para tirar disso tudo um exemplo bom e usá-lo de fato na nossa realidade (com suas adaptações, obviamente). Fazendo minhas as palavras de todos aqui, é inegável o fato da existência de um personagem carismático, inteligente, mobilizador .. etc. O que mais polemiza Hitler são os seus meios e não ELE em si, até porque líder é representante de um grupo.
ResponderExcluirEnfim, para não repetir todos os comentários, Hitler tem que ser admirado e, apesar de tudo, tem que servir de exemplo. Nem Monstro, nem Gênio, Hitler foi um homem inteligente que soube usar seu poder carismático e cognitivo em prol de seus objetivos.
E o genio e monstrous aqui sou eu
ResponderExcluir