quarta-feira, 2 de junho de 2010


Vidro em Spray

Daqui a uns anos, tudo o que mexermos virá coberto por uma camada de vidro líquido, invisível aos nossos olhos, nano partículas de sílica (SiO2 ).
Eles vão usar isso para encobrir qualquer produto, seja alimentos, objectos, roupa, sementes, tudo..

O spray é transparente, atóxico e pode proteger qualquer superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. A protecção também é flexível e tem “poros”, o que a torna utilizável em vários produtos.

O spray produz uma camada com largura de 15 a 30 moléculas. Essa quantidade de vidro, em nanoescala, pode ser inspirado e dobrado.
O produto é tão resistente que aguenta até alguns ácidos. Os fabricantes dizem que, daqui a algum tempo, tudo o que compramos vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.

Novidade ainda não é bem vista no varejo

A fácil aplicação do spray, a longevidade dos resultados e o trato amigável ao meio ambiente deixaram a indústria ressabiada. Antes mesmo de o produto ser lançado, a Nanopool já esbarra em dificuldades no varejo.

- Muitos supermercados se negam a armazenar o spray, por ele fazer com que os outros produtos de limpeza ali vendidos se tornem desnecessários - lamenta McClelland. - As companhias de limpeza também estão assustadas com a possibilidade de que seus artigos sejam vendidos com menos frequência. Com a camada protetora criada pelo vidro líquido, muitas superfícies, hoje limpas com produtos químicos, poderão ser tratadas apenas com água.

Indústrias de processamento de alimento da Alemanha testaram duas formas de limpeza: uma com água quente, em superfícies esterilizadas pelo vidro líquido; outra com água sanitária em locais lavados de forma usual. Ambas tornam uma área livre de atividade microbiana, mas quando o novo spray é usado, este efeito permanece por mais tempo.

O spray, ressalte-se, não mata micro-organismos, mas impede que eles se dividam facilmente. É o suficiente para que ele tenha um comportamento semelhante ao de produtos antibacterianos usados na cozinha.

As propriedades de limpeza do vidro líquido podem levar a cortes drásticos no uso de produtos potencialmente tóxicos usados em fábricas, escritórios, escolas, hospitais e em casa. Também é possível cortar custos de trabalho e mesmo o tempo gasto esfregando superfícies. Não à toa, o spray já foi incorporado, ainda em caráter de teste, por uma filial alemã de uma rede de fast food e por uma concessionária de trens do Reino Unido - que o usa não só para polir a frente do carro, como na faxina interna dos vagões.

2 comentários:

  1. Não sei se acredito em todos esse benefícios do protudo, mas se forem verdade ele vai fazer extourar e uma grande briga entre pessoas de alto poder, que pensando por um lado poderia até ser bom pra consumidor...
    Mas eu ainda não consigo acreditar em tantos denefícios em um só produto, e acho que é o que a maioria das pessoas irão pensar.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Felipe,
    bela informação. Será verdade??
    Passei para uma visitinha e conhecer o seu blog. Tá show! Tô te seguindo....
    Beijão no seu coração e fica com Deus

    ResponderExcluir