segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Êxtase" O real significado


"Quando os meus lábios tocarem a tua pele e minhas mãos percorrerem teu corpo, mergulharei nos mais profundos desejos de tua alma e sentirá, dentro de ti, todo o meu amor.
Seremos nesse momento uma só pessoa.
Tu verás que todas as nossas fantasias ganharão asas e nos conduzirão a um universo só nosso, e, como comentas em colisão, nos encontraremos extasiados em extremo prazer.
Nesse instante, o silêncio por frações de segundo, será absoluto, sendo apenas vencidos por gemidos e palavras sussuradas docemente, e nossos corpos, como nascentes de rios, embargados em suor, deslizarão mansamente sobre os lençois, em movimento de carícias e cumplicidade.
Então te beijarei e com toda intensidade de meu ser , olhando dentro dos teus olhos, direi: TE AMO! "


Autor desconhecido

domingo, 26 de setembro de 2010

E o Espetáculo não pode parar ?


O dia três de Outubro vêm chegando e começam os preparativos, lá no bairro não se fala em outra coisa, os bares começam a se entupir de caixas e mais caixas de cerveja, afinal não se pode fazer feio nas eleições.
Esse ano me surpreende de verdade o profissionalismo e a competência de alguns candidatos em questão, definitivamente eles são a cara do BraZil. Dúvida cruel, toda vez que eu assisto o horário eleitoral alimenta minha incerteza, quem escolher afinal? Estou em Dúvida entre o Doutor Maguila, a Senhorita "Léo Cret" ou o Pós Doutor Tiririca!
Certa vez ouvir dizer que eles eram palhaços, só que dessa vez sinceramente estou votando com orgulho, sei que deixo o BraZil na mão de exímios profissionais. Afinal quantas vezes , nas outras eleições, fui enganado por votar em senhores engravatados , que falavam pausadamente e exageravam em gestos e acenos. Eu sinceramente achava que eles seriam os verdadeiros palhaços, os figurinos eram ao menos ideais para o cargo, mas eles queriam mesmo era rir de mim, puta sacanagem , eu voto em palhaços e eles riem de mim? Afinal quem é o palhaço da história ?

Para aumentar a falta de ética profissional,alguns, depois de eleito, decidiram mudar de cargo, eu voto em palhaços e me aparece sabe o que ? Mágicos !
Some tudo que é dinheiro e ainda para piorar não usam nem uma cartola, improvisam na cueca.
O Presidente que é o comandante do circo e o típico malabarista na corda bamba em ponto de cair , mas a platéia de idiotas sorriem e batem palmas, sem perceber ao certo que no fim das contas ele se apoiou sempre nos " OUTROS " (outros que ninguém vê) para não cair. Me parece que o equilibrista perdeu o emprego depois de 8 anos porém ele desenvolveu uma outra técnica a de Manipulador de Fantoches, resta saber se ele vai ser contratado ou não!
E assim vai seguindo o espetáculo, onde os palhaços fazem piadas dos nossos defeitos, os mágicos roubam as nossas carteiras e os equilibristas nos enganam. Ah e a platéia? é.... Riiiiiii



SÓ TEM ARTISTA

sábado, 21 de agosto de 2010

Vote Nulo não Sustente PARASITAS!

Está cada Dia mais clara a política Populista desenvolvida no brasil, já não existe ideologia partidária, direita ou esquerda , os políticos se baseiam na nossa fraqueza!
Pobrismo Populismo Socialismo
Esses são os 3 Pilares que os espertalhões "atacam".
Todos os candidatos foram pobre no passado e lutam pela igualdade social...
Quando essa palhaçada vai acabar ?
Foi só dar ousadia a um presidente sem escolaridade para começar a brincadeira de jogar com nosso intelectual ( ou a falta dele ). Agora pensem o que seria de Lula sem o Bolsa Família?
A educação está uma droga, Segurança e Saúde nem se fala!
MAS TUDO BEM ELE AJUDA OS POBRES
O Brasil tem total potencial de ser umas das maiores e melhores nações, mas os parasitas custam a puxar o Brasil de volta ao poço de merda em que ele sempre esteve !

[[ Cotas , Reforma Agrária , MST, AS FARC , MENSALÃO , PT, ]]
!

Mas a minha indignação parte do conformismo da população, da aceitação a essa Situação!

Dilma : Fantoche do PT
Serra: Aliado de Lula e do PT desde sempre
Marina: Ex petista, incoformada com a escolha de Dilma para presidente
Plinio de Arruda : Chê brasileiro


É! Nossa política é como o Planeta: RODA RODA mais sempre faz a mesma ROTA !




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os prodígios Dos "Alexandrinos" O Grande Alexandre

A Macedônia se localiza na região da península dos Balcãs, ou península balcânica, localidade onde se destaca a Grécia, entre outros países.

Antes ainda da ascenção dos romanos, após a decadência da democracia ateniense por volta dos século III a.C., a macedônia foi governada pelo rei Filipe.

O rei Filipe foi muito esperto ao aproveitar o desgaste da rivalidade entre Esparta e Atenas, isso sem contar com as constantes invasões persas, que foram enfraquecendo os reinos hegemônicos do mundo helênico. Neste sentido, aproveitando o pontapé inicial de Filipe, o príncipe da Macedônia, educado pelo maior professor que podia se contratar na época, Aristóteles, ao subir ao trono levou todos os projetos de construção da hegemonia macedônica de Filipe à realidade: tratava-se de Alexandre.

O pai de Alexandre morreu precocemente assassinado por um de seus chefes militares, e Alexandre tornou-se rei muito jovem, por volta dos vinte anos.

Dizem que era um rapaz extremamente belo e muito prendado nas várias artes que poderiam ser ensinadas a um jovem de elite de sua época. Também, pudera. Já foi dito quem era seu preceptor.

Ainda adolescente destacava-se na arte da equitação. Foi famoso o episódio em que surpreendeu cavaleiros mais experientes ao domar um cavalo extremamente rebelde e agressivo que viria a se tornar seu inseparável corcel: Bucéfalo. E o episódio contou com o descobrimento de uma técnica básica de adestramento equino percebida por Alexandre na ocasião: ele desconfiou que o nervosismo de Buce´falo vinha do medo que tinha da sua própria sombra; virando a cabeça de Bucéfalo em direção ao sol, pôde montá-lo sem maiores dificuldades. Ele tinha apenas treze anos, e havia nascido em 356 a.C.

Extremamente intelectualizado, desde os 13 anos estudou diversas matérias com seu admirável mestre: psicologia, astronomia, botânica, zoologia, letras, direito, retórica, lógica, medicina, política e, como não podia deixar de ser, a filosofia.
A influência de Aristóteles foi tanta que ocorria o seguinte: extremamente sanguinário, Alexandre tinha por hábito destruir TODAS as casas das cidades que seus exércitos invadiam, exceto... as casas dos filósofos.

Depois da conquista da Grécia, suas tropas marcharam sobre a Pérsia (Irã).

Foi famoso o episódio no qual cortou o “Nó Górdio” – havia um templo em Górdia, na Pérsia, e nele um nó, nó cego eu ninguém conseguia desfazer, e uma profecia de que quem desatasse o nó conquistaria a Pérsia. Ele simplesmente cortou o nó com sua espada.

Depois de conquistar a Pérsia marchou sobre o Egito, na época anexado ao que era o Império Persa.

A cultura sempre foi preocupação de Alexandre. Fundou uma cidade no Egito e deu-lhe seu nome: Alexandria, e fez dela o mais importante centro cultural da antiguidade, e financiou a construção de uma das mais importantes bibliotecas de toda a história, a qual chegou a oferecer meio milhão de obras, todas escritas em rolos de pergaminho manuscritas. Se não tivesse sido destruída séculos mais tarde pelos muçulmanos, com certeza seria hoje a maior biblioteca do mundo.

Alexandria tornou-se base de produção cultural do Império Macedônio; começou a atrair intelectuais de todo o mundo conhecido, já que ali não ocorria censura e o financiamento para pesquisas era abundante, isso sem contar com o ambiente de troca e interação cultural onde sábios do mundo todo se encontravam.

Neste centro construiu uma torre de trinta andares, inovadora para uma época em que comumente as construções não ultrapassavam dois andares. No alto desta torre foi instalado um farol, o famoso Farol de Alexandria, associando a simbologia da iluminação à cultura. A palavra farol tem sua origem aí, uma vez que esta torre foi construída na ilha de Faros.

Uma de suas últimas conquistas foi a Índia.

Casou-se com uma nobre persa de nome Roxana.

No seu retorno para a Macedônia, quando então Roxana estava grávida, parou na região da Babilônia. Tinha a intenção de tornar a cidade capital do seu império. Ali, acometido por uma estranha doença faleceu aos 33 anos de idade em 323 a.C., sem portanto conhecer seu único filho, Alexandre IV.
Após sua morte seu império foi dividido entre quatro partes, cada uma cabendo aos seus principais generais.

A política de difusão cultural promovida por Alexandre chamou-se de helenismo, a qual tinha como característica básica a unificação cultural de ocidente e oriente, e lançou as bases da cristianização do ocidente, uma vez que o cristianismo, alguns séculos mais tarde, encontrou terreno fértil em sua associação à cultura helênica, principalmente através do trabalho de Paulo que fundou comunidades cristãs nas principais cidades helênicas, herdeiras da cultura alexandrina, e também dirigiu obras codificadoras da ética cristã a estas comunidades, todas obviamente escritas em grego, cuja importância internacional, em função justamente do trabalho de Alexandre, corresponderia à atual importância do inglês: era o idioma mais utilizado nas comunicações de cunho internacional.

sábado, 31 de julho de 2010

Lula, Chávez e Gurdjieff

Na opinião do sr. Hugo Chávez, que com leves diferenças de nuance é a mesma do nosso governo e da nossa mídia, as Farc, que assaltam, seqüestram e matam a granel, não são uma organização terrorista de maneira alguma; terrorista é a TFP, que nunca matou um mosquito nem sugeriu o roubo de uma azeitona.

Quando lhes digo que o traço essencial e permanente da mentalidade revolucionária é a inversão psicótica, não estou brincando, nem exagerando, nem fazendo figura de retórica: estou apontando um dos fatos mais bem documentados da história cultural dos últimos séculos – um fato que pode ser verificado tanto nas estruturas gerais do pensamento revolucionário quanto nas atitudes práticas e até nos detalhes de linguagem de seus representantes mais notórios.

Quando o sr. Luís Inácio Lula da Silva se recusa a dizer uma palavrinha em favor de um preso político cubano em greve de fome, alegando escrúpulos de interferir nos assuntos internos de uma nação estrangeira, ao mesmo tempo que ajuda a reintroduzir no território hondurenho um presidente banido e se gaba de ter metido gostosamente o bedelho do Foro de São Paulo nos plebiscitos venezuelanos, ele ultrapassa os limites da mentira política normal, que no mínimo respeita um pouco o senso do verossímil: ele entra com as quatro patas no campo da inversão psicótica, chocando a platéia ao ponto de idiotizá-la, dessensibilizando-a para o absurdo do que está ouvindo.

Embora esse modo de falar possa se consolidar como vício ao ponto de seu próprio usuário se tornar insensível à maldade que pratica quando o emprega, na verdade ele se originou como uma técnica psicológica muito bem elaborada. Denomino-a “impressão paradoxal”, embora na bibliografia seja citada também com outros nomes, como “dissonância cognitiva” ou “psicose informática”. Georges Ivanovitch Gurdjieff, o maior gênio do charlatanismo esotérico, usava esse tipo de discurso para estontear seus discípulos e reduzi-los a uma obediência canina. Por exemplo, ele mobilizava todo o arsenal lógico do materialismo científico para persuadi-los de que eram apenas máquinas, de que não tinham alma nenhuma, e em seguida afirmava, com a maior seriedade, que poderiam adquirir uma alma... mediante uma certa quantia em dinheiro.

O sujeito que ouvia uma coisa dessas caía imediatamente numa zona nebulosa entre a piada e a realidade, sem saber como reagir ante a impressão paradoxal. Reaplicada a técnica um certo número de vezes, o infeliz perdia todo interesse em compreender racionalmente a situação e daí por diante se deixava conduzir pelo mestre como uma vaca puxada pela argola do nariz.

Quando Gurdjieff introduziu essa técnica no Ocidente, talvez nem ele próprio imaginasse a velocidade com que ela se disseminaria entre os políticos e os intelectuais ativistas, como um instrumento perfeito para tornar as massas incapazes de diferenciar entre a percepção humana normal e a inversão psicótica.

Adolf Hitler, que consta ter recebido a influência de um discípulo de Gurdjieff (Klaus Haushoffer), criou uma técnica oratória inteiramente baseada na impressão páradoxal, articulando o grotesco e o temível de modo que a platéia sentisse ao mesmo tempo o desejo de rir dele e o medo de ser punida por isso. Que fazer então, senão jogar fora o próprio cérebro e trocá-lo por uma recompensadora aceitação passiva do que desse e viesse? (Mutatis mutandis, foi por esse mesmo artifício que o sr. Lula transmutou, no coração do seu público, a piedade em admiração fingida, e a admiração fingida em bajulação compulsiva.)

Os comunistas deram um uso muito mais amplo a essa técnica, extorquindo do seu público a aprovação a crimes hediondos em nome dos sentimentos mais altos e sublimes, forçando a elasticidade moral até o último limite do humanamente suportável. A contradição internalizada acumulava-se no inconsciente até o ponto em que as vítimas estourariam se não descarregassem seus sentimentos de culpa sobre algum bode expiatório, acusando-o de toda sorte de delitos imaginários. Daí a facilidade com que o público – não só o exército dos militantes, mas a vasta massa dos intoxicados pela “onipresença invisível” da cultura revolucionária – perde todo senso de verossimilhança e acaba aceitando como razoável a conversa idiota de que a TFP é uma organização de alta periculosidade ou de que o sr. Alejandro Peña Esclusa, malgrado seu diploma de engenheiro, guardava em casa, ao lado do quarto onde dormiam suas três filhas pequenas, explosivos suficientes para fazer seu prédio voar em cacos.


TEXTO DE OLAVO DE CARVALHO

sábado, 17 de julho de 2010

Será que Somos REAIS ?

Paro para pensar e me perco no mundo complexo da minha mente confusa. Em um dessas constantes viagens "psicodélicas" estacionei em uma questão que há tempos me consome em achar uma resposta um tanto quando convincente para minha razão. Já pararam pra pensar se realmente Existimos?
O filosofo Francês René Descartes, no sec. 17, estabeleceu as bases do racionalismo. Ele começava duvidando de tudo e depois ia restabelecendo as verdades com base na razão. “Assim ele chegou a três conclusões, sendo uma delas bastante conhecida: “Penso Logo Existo”, “Deus Existe” e” O Mundo Existe “
Quem garante que Realmente existimos? e o mundo existe? ou que tudo não passa de uma ilusão criada por nosso cérebro? quem garante que quando morremos apenas voltamos como em um RESET em um jogo?
Parece perguntas bobas, mas buscar essas respostas leva a uma grandiosa confusão intelectual, como se o nosso chip cerebral não fosse suficientemente capacitado a desenvolver o raciocínio correto para o caminho exato dessas respostas.
Já pararam pra pensar que entendemos o mundo através de nossos sentidos e que esses nossos sentidos são controlados pelo cérebro?
Uma espécie de filtro que falha, ou melhor, quem garante que ele passa as informações, processa de maneira correta como ela realmente é? Algumas vezes temos lapsos de memórias, vemos coisas que não existe por conta do medo.
Então se não somos capazes de Observar o mundo de uma maneira mais independente não temos a capacidade de saber se somos reais ou se tudo não passa de ilusão , somos basicamente tudo que pensamos , somos deixados levar pelo nosso cérebro.
Quem garante que o azul que eu vejo é o mesmo que o que você vê? Apartir dessa simples pergunta, podemos perceber o problema da real realidade de nossa existência.

E se a nossa civilização atingisse um estágio "pós humano"( Muito Avançado) e começasse a rodar simulações de épocas anteriores? como podemos saber se não somos parte dessas simulações?
Podemos ser até quem sabe microorganismos, ( tão microscópicos quando os elétrons) e a nossas galáxias que chamamos de infinita não passe de minúsculas esferas, "gotículas de vapor em uma terra de Gigantes"

QUEM SABE?

sábado, 3 de julho de 2010

Ernesto Guevara : A VERDADE SOBRE UM ASSASSINO


Che não passou de um "menino rico" que não tinha o que fazer, um homem sem pátria que saiu pelo mundo abraçando causas alheias, tinha sim muito carisma, e por possuí-lo levou uma multidão de alienados a juntarem-se a sua causa. Causa? Qual seria esta causa?
Um médico que nada de medicina exercia, filmes podem contar fantasias, mas quem pouco conhesse da realidade, apenas fantasias heróicas pode repassar aos alienados do mundo.
Quem tem o mínimo de discernimento pode facilmente enxergar a falta de "causa"de Ernesto Che Guevara, que NÃO era cubano minha gente!!!!Che queria apenas vagar pelo mundo causando confusão, exatamente o mesmo que fazem muitos esquerdista de hj, sé é que tal esquerda existe!
Um homem que fez um juramento de médico, e matou inúmeras pessoas, sim MATOU, homens, mulheres, crianças!! Che não representa em nada a Revolução Cubana, ou se quer a REVOLUÇÃO! Che representa a anarquia pura, vamos lutar...ISSO vamos lutar pelo o que nem sabemos, mas já sabemos que somos do CONTRA!!! Pq ser do contra, ser revoltado, ser mimado é o lema!
CHE não é um herói,
Che foi e sempre será apenas um rosto vestindo uma boina, estampado em uma camiseta da MODA, vestindo milhares de revoltadinhos sem causa!
Sim a REVOLUÇÃO, com causa e respeito, não defendo direita ou esquerda, mas nada de certo se consegue sem ORDEM! Sem MORAL, para quem nao sabe A revolução Cubana era na Verdade pra ser uma revolução contra os ditadores do poder, porém Fidel e Guevara fizeram uma revolução dentro de outra revolução e enganou a muitos que inclusive lutava ao seu lado, Implantando outra DITADURA!
Che foi e sempre será, um homem que matou, não para se defender, mas sim para defender o que nem sabia o que significava!

terça-feira, 15 de junho de 2010

CURIOSIDADES

01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.

03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.

04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.

05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.

06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.

07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.

08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.

09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.

10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).

11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.

12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.

13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.

14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.

15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.

16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.

17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.

18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.

19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.

20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
entro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”

21. As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas por dia, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.

22. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.

23. Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.

24. No dia que Alexander Graham Bell foi enterrado, todo o sistema de telefonia dos EUA foi desligado por um minuto, em sua homenagem.


25. O chamado de baixa freqüência feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo.

26. 25% de todas as plantas do mundo estão ameaças de extinção até o ano 2010.

27. Cada pessoa perde 40 kg. de pele durante sua vida.

28. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com maior olhos da Terra.

29. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.

30. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infecções ou gragrenas.

31. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.

32. A velocidade mais rápida com que a chuva cai, são 29 km/h.

33. Seria necessária uma hora inteira para um objeto pesado afundasse 10,9 km., no local mais profundo de todos os oceanos.

34. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.

35. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.

36. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).

37. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.

38. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.

39. Um dedal de neutros de uma estrela, pesa mais de 100 milhões de toneladas.

E se você não existisse, que Falta faria ?

A resposta Muda tudo !

terça-feira, 8 de junho de 2010

O Sol está mesmo onde parece

As longas distâncias fazem com que a luz das estrelas nos chegue "atrasada”

por Augusto Daminelí Neto

Imagine um grupo de amigos assistindo ao pôr-do-sol. O Sol encosta na linha do horizonte e alguém pergunta: "Onde está o Sol, neste exato momento?" À primeira vista, qualquer criança poderia responder, apenas apontando o dedo: "Está lá, é claro!" Mas nem tudo é assim tão claro. Algumas simples continhas mostram que, no momento em que o Sol parece pronto para "apagar-se" no horizonte, na verdade ele não está mais lá - já desceu cerca de 2 graus em relação à linha do horizonte.

Vejamos: se a luz viaja a 300 000 quilômetros por segundo e o
Sol está a 150 milhões de quilômetros, um raio de luz solar leva 8,3 minutos para chegar até nós. No seu movimento de rotação, a Terra precisa de 24 horas (1440 minutos) para dar uma volta completa em si mesma, ou seja, para percorrer todos os 360 graus de uma circunferência. Portanto, nos 8,3 minutos em que a luz viaja do Sol à Terra, o planeta gira 2,08 graus. Para se ter uma idéia, o disco solar mede cerca de 0,5 grau. Portanto, quando a Terra gira 2,08 graus, o Sol desce o equivalente a quatro vezes o seu tamanho, abaixo do horizonte. Assim, oSol nos ilumina do passado - um curto passado de 8,3 minutos.

Essa Viagem pelo tempo acontece com a luz de todos os corpos celestes. A luz das
estrelas e das galáxias vem de um passado bem mais remoto: distante de nós mais de 40 trilhões de quilômetros, a Alfa Centauri que brilha hoje no céu da Terra é, na verdade, uma "fotografia" tirada há mais de quatro anos. Outro exemplo: se acontecer exatamente agora uma explosão numa estrela da Grande Nuvem de Magalhães, a 1,7 quintilhão de quilômetros de distância, sua luz vai chegar aos telescópios da Terra só daqui a 180 000 anos. A conseqüência desses "atrasos" na viagem da luz de diferentes estrelas é que jamais conseguimos ter uma imagem instantânea do Universo como um todo. O que vemos é uma espécie de sanduíche onde se intercalam diversas "fatias" do passado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SE DIRIGIR NÃO USE DROGAS ... KKKKKKKKKKKK muito Ilário !


domingo, 6 de junho de 2010

O que é a mente?

A tentativa de entender o mundo esbarra, logo de saída, num obstáculo formidável: não sabemos como existe nem como funciona nossa principal ferramenta para lidar com o Universo – a mente. Graças a ela, dispomos de consciência, noção de individualidade e capacidades variadas, como aprender, avaliar, adorar, detestar e opinar. Até sabemos detectar os “sintomas” biológicos de um estado de espírito, como o amor e o prazer. Podemos também fazer o caminho inverso, ao fornecer estímulos químicos e detectar resultados comportamentais. Mas a ponte entre um lado e outro permanece um mistério. A mente é mais do que a atividade elétrica e química docérebro. “Na cardiologia, por exemplo, pode-se partir de uma única célula, agregar as outras peças e chegar ao sistema completo”, diz o psiquiatra Luiz Alberto Hetem, da Faculdade de Medicina da USP. “No cérebro, a coisa se perde em algum momento. Não há um contínuo que vá da célula até o sistema em funcionamento.”

Por que sonhamos?

Sigmund Freud deu ao mundo, em 1900, a idéia de que nossos sonhos teriam significados ocultos. Eles seriam uma tentativa do nosso inconsciente de realizar desejos, muitos dos quais não admitimos conscientemente. O conceito permanece difundido até hoje, mas neurologistas ainda procuram uma justificativa para os sonhos. Se eles são indispensáveis, por que orcas e golfinhos, mamíferos com cérebro desenvolvido, passam seu primeiro mês de vida sem dormir? Aliás, sonhos precisam de explicação biológica? Os psiquiatras Robert McCarley e Allan Hobson, da Universidade Harvard, nos EUA, quase tiraram a graça da história, em 1977. Para eles, o sonho seria apenas conseqüência da atividade elétrica do cérebro no sono, “sacudindo” memórias e pensamentos. A teoria ganhou opositores de todos os lados: psicólogos freudianos dizem que há sonhos altamente coerentes e alguns evolucionistas afirmam que sonhar é uma ótima forma de simular situações sem se expor a riscos.

Por que não usamos toda a capacidade do célebro?

Você já deve ter ouvido falar que o cérebro humano usa apenas 10% de sua capacidade. Apesar de baseada em conceitos verdadeiros, essa afirmação não passa de uma metáfora pobre. A verdade é que 100% da massa encefálica trabalha vigorosamente. O que não se explica é por que algumas pessoas comcérebro aparentemente comum têm habilidades como memória fotográfica ou eidética (capacidade de recordar grande quantidade de imagens e dados, como um atlas geográfico) e memória-calendário (capacidade de dizer em que dia da semana caiu ou cairá uma data a séculos de distância). Um dos primeiros exemplos bem documentados desse tipo de prodígio foi Thomas Bethune, ou Blind Tom (“Tom Cego” ) – um americano nascido em 1850, que além de cego era escravo e autista. Também era capaz de escutar 20 páginas de partitura uma só vez e tocá-las no piano. Aos 16 anos, Tom havia memorizado cerca de 7 mil músicas.

Por que a maior parte do DNA não faz proteína?

Só cerca de 2% do DNA humano responde pela construção de proteínas. Esses são os genes propriamente ditos. Até a década passada, pensávamos que todo o DNA era formado por genes, ou seja, que cada trecho era responsável pela construção de uma proteína, e que esses trechos se sucediam de forma ininterrupta. Estávamos errados. Os genes se intercalam com longos trechos de DNA ainda sem função conhecida. Esses trechos foram inicialmente chamados de junk DNA, ou “DNA lixo”. Hoje, muitos pesquisadores acreditam ser normal o acúmulo de restos genéticos que a evolução tornou inúteis. Acontece que alguns desses trechos de DNA têm comportamento ativo, ainda que inexplicável – por exemplo, há os transpósons, ou genes saltadores, que mudam de lugar aleatoriamente e podem causar mutações fatais.

Como funciona o efeito placebo?

O efeito placebo é conhecido há muito tempo, e respeitado a ponto de ser incluído em testes clínicos, para comparação com os efeitos dos medicamentos reais. Sabemos que ele se relaciona com a expectativa do paciente: o organismo, ao receber algo que a mente acredita ser remédio, é “convencido” a reagir de acordo. O mecanismo, ainda inexplicável, vem sendo estudado pelo médico Fabrizio Benedetti, da Universidade de Turim, Itália. No ano passado, ele monitorou a atividade cerebral de pacientes com mal de Parkinson, enquanto dava a eles uma solução salina inócua, que acreditavam ser remédio. Essa crença bastou para que os cérebros dos pacientes reagissem, reduzindo sintomas da doença, como tremores e rigidez. No sentido oposto, pacientes que eram tratados com remédio verdadeiro, mas sem o saber, continuavam manifestando os sintomas.

O que acelera a expansão do universo?

Que o Universo se expande, já sabemos desde 1929, quando o astrônomo norte-americano Edwin Hubble estudou o movimento de galáxias distantes. Mas faz apenas 7 anos que o Hubble – não o astrônomo, e sim o telescópio espacial batizado em sua homenagem – provou que essa expansão está acelerando. Que estranha força antigravidade seria essa? Alguns modelos foram propostos, incluindo nomes aparentemente saídos de Star Wars, como energia fantasma e quintáxion. Essas alternativas receberam o nome genérico de “energia escura”, pela dificuldade de detectá-la e por analogia com a também indecifrável “matéria escura” (veja na pág. 64). A “energia escura”, seja o que for, poderia contribuir com até 70% da densidade necessária para que o Universo tenha a forma que tem. Sem ela, o Universo – e nosso conhecimento sobre ele – ficam com um imenso vazio a preencher.

Como a homeopatia dá resultado?

A resposta mais fácil é o efeito placebo (veja na pág. 64). A história ficou mais complicada desde que um grupo de cientistas céticos, entre eles a farmacologista irlandesa Madeleine Ennis, afirmou ter detectado efeitos dahomeopatia em glóbulos brancos, em laboratório, em 2001. Como se sabe, glóbulos brancos não esperam nada do tratamento, ou seja, não são suscetíveis ao efeito placebo. Madeleine afirmou que sua pesquisa não comprovava o funcionamento da homeopatia – apenas constatava um fenômeno inexplicado. Na homeopatia, a substância original é diluída até milhões de vezes: o produto final é quase água pura. A tese central do tratamento, formulada pelo biólogo francês Jacques Benveniste, é de que a água retém propriedades da substância original, graças a uma “memória química” – o que não significa nada para a ciência ortodoxa. “Somos incapazes de explicar os dados e os reportamos para encorajar outros a investigar o fenômeno”, disse Madeleine.

Por que tanta gente vê ovnis?

Os ufólogos entraram no novo milênio animadíssimos com a publicação do livro Open Skies, Closed Minds (“Céus Abertos, Mentes Fechadas”, inédito no Brasil). O autor, Nick Pope, defende que pelo menos parte dos supostos avistamentos de objetos voadores não identificados (ovnis) sobre a Grã-Bretanha corresponde mesmo a artefatos de origem desconhecida e tecnologia ultra-avançada. Pope virou celebridade porque tem currículo diferente da maioria dos ufólogos: é um alto funcionário do Ministério da Defesa britânico. Apesar de nunca deixarem evidências inquestionáveis, os “contatos imediatos” ocorrem no mundo todo, com pessoas de todos os tipos – incluindo pilotos de aeronaves militares e civis. Ufólogos americanos afirmam que entre 15 milhões e 20 milhões de pessoas nos EUA dizem já ter visto ovnis. Alucinações coletivas existem, mas, se é esse o caso, ainda não há explicação razoável sobre por que essa, especificamente, seria tão freqüente e difundida.



FONTE : REVISTA SUPER INTERESSANTE !

Por que o céu é azul?

A atmosfera é composta de moléculas que refletem, absorvem e difundem aluz solar. Devido a um fenômeno chamado refração, a luz solar que se difunde por essas moléculas espalha-se para todos os lados. Quando o Sol está bem acima do horizonte, a luz atravessa uma camada menos espessa daatmosfera, deslocando-se para a extremidade azul da sucessão de cores em que se decompõem – ou seja, do seu espectro. Por isso, vemos o céu azul a maior parte do tempo – menos ao amanhecer e ao anoitecer, quando aatmosfera é mais espessa, as ondas luminosas se alongam e a luz se desloca no espectro para a faixa do alaranjado.

quarta-feira, 2 de junho de 2010


Vidro em Spray

Daqui a uns anos, tudo o que mexermos virá coberto por uma camada de vidro líquido, invisível aos nossos olhos, nano partículas de sílica (SiO2 ).
Eles vão usar isso para encobrir qualquer produto, seja alimentos, objectos, roupa, sementes, tudo..

O spray é transparente, atóxico e pode proteger qualquer superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. A protecção também é flexível e tem “poros”, o que a torna utilizável em vários produtos.

O spray produz uma camada com largura de 15 a 30 moléculas. Essa quantidade de vidro, em nanoescala, pode ser inspirado e dobrado.
O produto é tão resistente que aguenta até alguns ácidos. Os fabricantes dizem que, daqui a algum tempo, tudo o que compramos vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.

Novidade ainda não é bem vista no varejo

A fácil aplicação do spray, a longevidade dos resultados e o trato amigável ao meio ambiente deixaram a indústria ressabiada. Antes mesmo de o produto ser lançado, a Nanopool já esbarra em dificuldades no varejo.

- Muitos supermercados se negam a armazenar o spray, por ele fazer com que os outros produtos de limpeza ali vendidos se tornem desnecessários - lamenta McClelland. - As companhias de limpeza também estão assustadas com a possibilidade de que seus artigos sejam vendidos com menos frequência. Com a camada protetora criada pelo vidro líquido, muitas superfícies, hoje limpas com produtos químicos, poderão ser tratadas apenas com água.

Indústrias de processamento de alimento da Alemanha testaram duas formas de limpeza: uma com água quente, em superfícies esterilizadas pelo vidro líquido; outra com água sanitária em locais lavados de forma usual. Ambas tornam uma área livre de atividade microbiana, mas quando o novo spray é usado, este efeito permanece por mais tempo.

O spray, ressalte-se, não mata micro-organismos, mas impede que eles se dividam facilmente. É o suficiente para que ele tenha um comportamento semelhante ao de produtos antibacterianos usados na cozinha.

As propriedades de limpeza do vidro líquido podem levar a cortes drásticos no uso de produtos potencialmente tóxicos usados em fábricas, escritórios, escolas, hospitais e em casa. Também é possível cortar custos de trabalho e mesmo o tempo gasto esfregando superfícies. Não à toa, o spray já foi incorporado, ainda em caráter de teste, por uma filial alemã de uma rede de fast food e por uma concessionária de trens do Reino Unido - que o usa não só para polir a frente do carro, como na faxina interna dos vagões.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O dia PERFEITO